sábado, 1 de julho de 2017

Laerte e Angeli levam a Era de Ouro para o Sesc Ipiranga

Foto: Divulgação


Depois de quase 37 anos, os cartunistas Laerte e Angeli se unem para lançar uma nova revista, a Baiacu. Mas não só isso, o exemplar será produzido pelas mãos de mais dez ilustradores em uma residência artística. E, ao mesmo tempo, o público poderá conferir oficinas, cursos, aula-magna, bate-papos, vivências e uma mostra visual no Sesc Ipiranga, em São Paulo. As inscrições para essas atividades, que acontecem entre os dias 11 e 23 de julho, abrem para todo o público a partir do dia 7.

A residência artística contará com os artistas Eloar Guazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes, Power Paola (Colômbia) e Ilan Manouachse (Grécia). Durante 15 dias, esses ilustradores irão ocupar a Casa do Sol, do Instituto Hilda Hilst, e lá serão coordenados por Laerte, Angeli e Rafael Coutinho na produção da revista, com a participação dos escritores Bruna Beber, André Sant’Anna e Daniel Galera. A Baiacu chega ao público em novembro, pela Editora Todavia.

As atividades, no Sesc Ipiranga, serão abertas com uma aula-magna ministrada por Laerte, Angeli, Rafael Coutinho e André Conti no dia 11 de julho, a partir das 20h. A atividade, que acontecerá no teatro da unidade, será transmitida ao vivo, por meio da página do Sesc São Paulo, no Facebook.

No decorrer das duas semanas, os artistas da residência irão se revezar em “plantões criativos”, na unidade. Cada equipe trabalhará e discutirá vários pontos da produção editorial, fazendo uma releitura da “Era de Ouro” - época de intensa produção gráfica brasileira nos anos de 1980 -, sem esquecer o futuro dos quadrinhos. Toda a programação será registrada e irá compor a Baiacu.

O Projeto Baiacu também ganhará espaço na rede. A revista digital será repleta de conteúdos audiovisuais, onde público poderá vivenciar todo o projeto, conferir um acervo digitalizado da revista Chiclete com Banana - produzida em 1980, por Laerte e Angeli -, além de acompanhar os bastidores da residência artística.

Os dez artistas convidados também participarão de um debate sobre o processo de criação da Baiacu, no dia 23 de julho, que será transmitida ao vivo pelo Facebook.

Quadrinhos no Sesc Ipiranga
A ocupação visual do Projeto Baiacu permanecerá no Sesc Ipiranga, até o dia 3 de setembro. A exposição será composta por sete superfícies desenhadas, que também serão produzidas ao longo da residência.

O primeiro mural, ‘Bem-vindos à Baiacu’, ficará na entrada da unidade e irá reproduzir a apresentação gráfica do projeto aos visitantes. No piso superior estará o painel ‘Me Diga Quem Desenhas Que Te Digo Quem Tu És’, nessa obra os dez artistas convidados fazem uma livre apropriação de personagens da cultura pop, como o boneco da marca Michelin e a famosa Betty Boop. Esses desenhos serão impressos em preto e branco e, durante o mês, cada artista fará alterações no trabalho dos demais, colorindo, adicionando textos, etc.

‘Quadrinhofagia’, estará no muro do deck. O painel de destaque, irá apresentar o futuro da linguagem em um cruzamento entre artes visuais e o universo dos quadrinhos. O painel permite que o visitante faça um mergulho na linguagem, com os movimentos de apropriação, desconstrução e fragmentação. Além de fazer uma ponte com o Modernismo brasileiro.


Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário