segunda-feira, 30 de março de 2015

Proposta acaba com "duzentena" para temporários. Apeoesp diz que valorização do salário não foi discutida em reunião

Com professores em greve, governo de SP faz proposta para temporário

Em meio à greve de professores da rede estadual de São Paulo, a Secretaria da Educação de São Paulo apresentou nesta segunda-feira (30) uma proposta de melhorias para os professores temporários da rede (categoria O) durante reunião com a Apeoesp (sindicato da categoria).
Cristiane Capuchinho/iG
Professores da rede estadual passam noite em protesto por melhores salário
s

O projeto de lei, enviado à Assembleia Legislativa, inclui os professores temporários na rede de atendimento do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público).

Outra proposta aceita pela pasta é a de reduzir o período de duzentos dias que professores temporários têm de ficar desligados da rede para quarenta dias. Os temas eram pautas da categoria há algum tempo.

A reunião já estava agendada antes do início da greve dos professores, no dia 13 de março.

"A proposta é importante, mas essa não é a pauta central da greve, é uma de nossas demandas. Queremos a valorização do salário e a diminuição do número de estudantes por sala e isso não foi discutido", afirmou Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp.

A categoria pede um plano de reajuste de 75% para o salário dos professores, que hoje parte de R$ 2.145 para 40 horas semanais.

A secretaria afirma que analisará uma proposta de valorização dos professores a partir de abril, mas que o aumento será definido conforme o momento atual da economia. A pasta ressalta que nos últimos quatro anos, o salário da rede teve aumento de 45%.

"Se o momento atual da economia vale para nós, também vale para o governador e para os secretários, que mandaram em dezembro a proposta de reajuste de seus salários", criticou a presidente da Apeoesp. Em janeiro, os salários dos secretários do governo tiveram reajuste de 17,4% e chegaram ao valor de R$ 16,5 mil.

A próxima assembleia da categoria será realizada na próxima quinta-feira (2) na avenida Paulista.


Cristiane Capuchinho
iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário