Por Altamiro Borges
A Rede Globo acaba de sofrer mais um baque. Após 14 anos de
disputa judicial, o SBT conseguiu finalmente vencer a ação movida contra o
Ibope. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça recusou recurso do
instituto de pesquisa e manteve, em decisão final, a sentença de 2003 que o
obriga a revelar os dados confidenciais de sua metodologia de aferição de
audiência – a sinistra "caixa-preta" que sempre foi acusada de
beneficiar a TV Globo. "O processo acaba de ser declarado 'transitado em
julgado', ou seja, não cabem mais recursos. O SBT aguarda apenas o cumprimento
da sentença", informa o jornalista Paulo Pacheco, do site especializado
"Notícias da TV".
A briga entre a emissora de Sílvio Santos e o Ibope - também
apelidado de Globope – foi deflagrada em 2001. Na ocasião, o SBT questionou a
medição de audiência do instituto e foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24
horas do serviço, alegando violação das regras de sigilo. Sentindo-se lesada, a
emissora processou o Ibope e exigiu o acesso aos dados confidenciais da
medição. Em 2003, o SBT obteve a primeira vitória. O instituto foi condenado
pela Justiça paulista a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora caso não
mostrasse a "forma, a metodologia e os elementos utilizados em todos os
mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados". O Ibope
ainda recorreu a outras instâncias, mas agora foi finalmente derrotado, em
definitivo, pelo STJ. Não cabem mais recursos!
Como relembra Paulo Pacheco, "enquanto brigava com o
Ibope na Justiça, o SBT chegou a oferecer dinheiro a quem revelasse possuir um
peoplemeter, aparelho que mede a audiência em tempo real. Em São Paulo, há
cerca de 930 aparelhos instalados em sigilo em domicílios escolhidos pelo
Ibope. No Brasil, são cerca de 6.000. Com a sentença, o SBT espera agora ter
acesso à localização dos peoplemeters para verificar se a amostra do Ibope
realmente representa as classes sociais e sua distribuição geográfica". A
medição da audiência – esta verdadeira "caixa-preta" – é decisiva para
a obtenção de bilionários recursos em publicidade privada e pública. Aberta,
ela poderá confirmar a manipulação dos dados e representar um duro baque para a
Rede Globo. A conferir!
Por Altamiro Borges
Blog do Miro
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