Naves de guerra israelenses romperam hoje a trégua com os palestinos de Gaza ao disparar contra pescadores que saíam para a região na qual buscam sustento precário pelas restrições a que estão submetidos.
David Buimovitch | AFP Mais de dois mil palestinos morreram durante os ataques israelenses no mês passado
O incidente ocorreu neste sábado (13) e os pescadores afirmaram que estavam dentro do limite das seis milhas náuticas imposto por Tel Aviv e contemplado no acordo de cessar-fogo. Um porta-voz israelense disse que os barcos "se desviaram da zona de pesca designada" sem prestar mais precisões.
Esta é a terceira violação grave cometida por Israel do acordo alcançado no final de agosto passado para deter sua agressão militar de 50 dias que causou a morte de mais de dois mil palestinos, em sua maioria mulheres e crianças, e deixou feridos 12 mil, além de devastar a infraestrutura da faixa.
Os pescadores de Gaza denunciam também as obstruções ao seu trabalho pela Marinha de Guerra israelense, apesar de sua obediência aos limites impostos.
A Liga Árabe qualificou hoje, em um comunicado, de intolerável e chocante o nível de destruição causado pela aviação, a artilharia e a Marinha de Guerra israelenses em Gaza, onde se concentram cerca de 1.700 milhão de pessoas.
E segue sem confirmação a data da nova rodada de negociações indiretas entre as delegações do Hamas, o agrupamento islamista palestino que controla a faixa, e Israel, proposta para meados deste mês, sujeita à decisão dos intermediários, o governo egípcio.
Fonte: Prensa Latina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário