domingo, 11 de julho de 2010

Poluição ameaça Fonte Áurea


Favela instalada próxima ao poço pode comprometer a qualidade da água nos próximos cinco anos

Exploração: Água mineral extraída da Fonte Áurea é uma das poucas do Brasil que possui propriedades radioativas
 
Considerada uma das mais radioativas fontes de água mineral do Brasil, a Fonte Áurea, em Poá, corre o risco de ser poluída. A instalação de uma favela há alguns anos na rua Saldanha Marinho, logo atrás da abertura do poço, pode comprometer a qualidade da água nos próximos cinco anos. Atitudes contra a contaminação estão sendo tomadas, mas ainda assim é preciso uma posição dos órgãos federais para driblar o problema. Em algumas semanas as primeiras medidas devem ser tomadas.

De acordo com René Albuquerque Rodrigues, diretor Industrial da empresa que explora a Fonte Áurea, a instalação da favela ocorreu há alguns anos. As famílias que ali chegaram se estabeleceram e muitas estão até hoje. O problema é que o local não apresenta condições higiênicas. "Como não há infraestrutura básica de um bairro, a permanência dessas pessoas contribui para a destruição da fonte de água mineral", enfatiza.

São dezenas de residências, muitas delas de alvenaria e que foram construídas sem o mínimo de infraestrutura de saneamento básico. O local está abaixo do sistema de tubulação da cidade e o único espaço escolhido para despejar o esgoto das casas é em um córrego próximo à Fonte Áurea. "Só que a sujeira pode causar a poluição do lençol freático e, assim, contaminar toda a água explorada e também utilizada pela população", explica o diretor industrial.
Os cuidados tomados são exclusivos da empresa administradora da fonte e estão voltados à manutenção do espaço e à utilização de materiais recicláveis e não-poluidores. "Não temos autorização para intervir junto aos moradores, mas se pudéssemos já teríamos feito", diz, acrescentando que a empresa já entrou em contato com o Ministério Público para solicitar a retirada do espaço. Enquanto isso, análises são feitas periodicamente na água para controle de qualidade
 
Diário do Alto TietêAna Carolina Moro/
Foto:  Mauricio Sumiya

Nenhum comentário:

Postar um comentário