domingo, 26 de março de 2017

Ex-líder guerrilheiro Francisco Guterres Lu-Olo é eleito presidente de Timor-Leste

'Serei um presidente que promove o diálogo' e 'reconhece a complexidade sociopolítica, econômica e cultural do país', disse Lu-Olo, apoiado por líder independentista timorense Xanana Gusmão

O ex-líder guerrilheiro Francisco Guterres, conhecido como Lu-Olo, venceu as eleições presidenciais realizadas na última segunda-feira (20/03) em Timor-Leste e será o próximo presidente do país asiático.

Lu-Olo, da Fretilin (Frente Revolucionária pela Independência do Timor-Leste), teve 57,08% dos votos válidos, enquanto o segundo colocado, António da Conceição, do PD (Partido Democrático), teve 32,47%, segundo dados finais provisórios.

O presidente eleito somou 294.938 votos, contra os 167.760 de Conceição, num pleito em que participação total consistiu em 528.813 eleitores, ou 71,16% dos eleitores do país, segundo o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral do Timor-Leste.

A posse de Lu-Olo como presidente está programada para o dia 20 de maio, quando se completam 15 anos da independência do país da Indonésia, que ocupou Timor-Leste após a independência deste de Portugal, em 1975.
Agência Efe

Francisco Guterres Lu-Olo venceu eleições e será próximo presidente de Timor-Leste; posse está programada para 20 de maio

Guerrilheiro entre 1975 e 1999

Popularmente conhecido como Lu-Olo, seu nome de guerra, Francisco Guterres é presidente da Fretilin e do Parlamento Nacional.

Nascido em setembro de 1954, ele permaneceu na guerrilha desde a invasão da Indonésia, em 7 de dezembro de 1975, até à saída dos ocupantes, em outubro de 1999. Esta foi sua terceira tentativa de se tornar presidente de Timor-Leste, tendo perdido nas eleições de 2007 e 2012.

Além da Fretilin, Lu-Olo foi apoiado CNRT (Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste) de Xanana Gusmão, líder independentista e ex-presidente (2002-2007) e ex-primeiro-ministro (2007-2015) do país.

"Serei um presidente que promove o diálogo, a interação sobre os assuntos de governação do país, sobre o conceito nacional de desenvolvimento, que reconhece a complexidade sociopolítica, econômica e cultural do país", afirmou Lu-Olo neste sábado (25/03) em Díli, capital do país.

O presidente eleito também agradeceu o apoio da Fretilin e do CNRT, os maiores partidos de Timor-Leste, e disser ser uma "grande honra" ter como porta-voz na campanha "dois nomes fortes como Mari Alkatiri e Xanana Gusmão", respectivos líderes das legendas.


Opera MUndi

Com Esquerda.net e Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário