quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A repressão da PM no RJ e a invasão da Igreja de São José



Por Aurélio Junior

Na história brasileira ocorreram períodos de extrema repressão, desde Arthur Bernardes, passando por GV/Filinto Müller, culminando na mais recente, a fase agressiva da Ditadura Civil - Militar após o AI-5.

Mas não recordo, não li, nem tenho referências - mesmo no "Brasil Nunca Mais " - de uma invasão a um templo religioso por parte de policiais, uma ação que ocorreu hoje no Rio de Janeiro, quando PMs invadiram a Igreja de São José, para montar em suas sacadas, pontos de ataque a manifestantes, em sua maioria colegas, servidores publicos estaduais como eles.

A pífia justificativa da PMRJ, sobre a utilização da Igreja de São José, a de proteger suas instalações e entorno - quebrando vidros, detonando sacadas de um bem tombado pelo IPHAN - alem de ridicula é estapafúrdia, era melhor não escrever ( a PM manifestou-se pelo twitter, sem "assinatura" ) nada.

Pode para a maioria das pessoas, tal fato ser considerado um incidente isolado, mas não foi, mas de extrema gravidade, que mostrou sérios problemas, o 1o direto relativo ao comando - é basico, forças do estado não se utilizam de templos religiosos como pontos táticos, só em certos casos, como pontos de recon/comunicações

Foi um sintoma de uma tropa a beira de descontrole - " sangue nozóio ", " detonando o barato " , "chutando na fé a bagaça ", " correndo a fita " , "descascando rapido na atitude " - e porque destas "considerações" ? desta neura ?

É até simples : Eles também não estão recebendo, estão raivosos, querem acabar rápido qualquer situação, mesmo que "na maldade ", o respeito a hierarquia - o cimento de qualquer instituição armada pelo Estado - , aos procedimentos operacionais acabam, são relegados a 3o plano, quando vc. não recebe seu salario, a "tropa" vira um "bando", se descontrola, faz merda, a "autoridade sobe para cabeça".

Ultimamante já li neste sitio, várias postagens/comentários sobre uma possivel interferência das FFAA, com referência a esta atual situação do País, as quais sempre classifiquei como delirantes, continuo achando o mesmo, pois o problema que tem mais possibilidade de insurgências, encontram-se nas Forças Estaduais, que somadas são muito mais poderosas, no caso de confrontações urbanas, que as FFAA federais, e caso Estados não as paguem, com certeza o "bicho vai pegar".


Aurélio Júnior
Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário