domingo, 21 de agosto de 2016

'Fator influência': Rússia continua ganhando vantagem no Oriente Médio


© flickr.com/ Alan Wilson

As ações atuais da Rússia no Oriente Médio mostram como Moscou pode surpreender o Ocidente, escreve Thomas Avenarius, jornalista do jornal alemão Suddeutsche Zeitung.

© Sputnik/ Maxim Blinov
 
Especialistas iranianos explicam objetivo da colocação de aviões russos em HamadãParece que para o Ocidente as ações atuais da Rússia no Oriente Médio são uma surpresa, escreveu o jornalista Thomas Avenarius num artigo publicado pelo jornal alemão Suddeutsche Zeitung.

Este artigo foi escrito logo depois de ser conhecido que a Rússia passaria a utilizar pela primeira vez a base aérea iraniana de Hamadã no âmbito da campanha contra o terrorismo na Síria.

Avenarius sublinhou que o Ocidente agora está incapaz de impedir as ações da Rússia no Oriente Médio. De acordo com ele, "as autoridades do Kremlin colheram desprevenidos os seus adversários e ninguém pode lhes impedir".

© AP Photo/ WarfareWW
 
Progresso russo-iraniano: mísseis de cruzeiro e base de HamadãA utilização de sua aviação na Síria dá para Moscou uma grande vantagem, ajuda a estabilizar as posições do governo de Bashar Assad e faz a Rússia "um fator influente no palco do Oriente Médio", se lê no artigo de Avenarius.

O jornalista também observa que um país que pode procurar o entendimento com Irã, como Moscou fez, em breve pode também reforçar suas posições no Iraque.

Os EUA atualmente estão perdendo seus parceiros sunitas, mas a Rússia poderia se tornar um "parceiro oficial do eixo xiita" no Oriente Médio, incluindo o Irã, Iraque, Síria e o movimento Hezbollah no Líbano, escreve Avenarius.




Sputniknews

Nenhum comentário:

Postar um comentário